WhatsApp
Quem somos

Quem somos

Voa menino, voa com sua camisa de chita!

HISTÓRIA

Criada em 2008, somos a primeira Agência de Propaganda no Brasil especializada em construir estratégias de comunicação exclusivamente para projetos sociais. Nosso foco é o desenvolvimento das pessoas e comunidades através da criação de uma comunicação de cunho social e comunitário.

O nome Patuá é mágico, uma palavra sonora e com forte significado: patuá é um amuleto de proteção que traz sorte a quem o carrega. Um nome de origem afro, uma homenagem às comunidades negras do Brasil e sua ancestralidade. Como marca, adotamos um menino negro, com cabelos encaracolados correndo de braços abertos vestido com a bandeira do Brasil. Uma criança feliz, que troca de roupa e usa camisa de chita colorida. Antes de começar a usa a marca, pedimos autorização aos Orixás e fazemos tudo com muita responsabilidade e fé.

UTOPIA VIÁVEL

Nossa formação é em publicidade e propaganda, na universidade há pouco conteúdo sobre publicidade de cunho social. A vivencia nas comunidades, a escuta sensível e amorosa, a capacidade de aprender e ensinar nos conduziu para um método de trabalho humanista: a pedagogia de Paulo Freire e Paulo Kaplun, pensando a comunicação como direito humano transformador. O Método Freireano, surgido na década de 60, projetou o nome de Freire em todo o mundo e o tornou um educador símbolo da educação para a conscientização. A base do método é o dialogo, como troca de saberes. Nesse sentido, a metodologia pode ser entendida em três etapas:

A investigação temática - etapa da descoberta, em que são levantados palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos envolvidos, pode ser efetuada através de encontros informais, convivendo com eles, sentido suas preocupações e captando elementos de sua cultura. Um Briefing colaborativo, construído pelo conjunto da comunidade a partir dos seus temas fundamentais. Tendo a definição do tema gerador, partimos para o trabalho de tematização, ou seja, desenvolver o tema gerador em temas comunicativos. A tematização codifica e decodifica os temas; buscando o seu significado social, tomando assim consciência do mundo vivido. Por fim, vem a problematização, momento crucial para superar a visão mágica pela visão crítica, partindo para a transformação do contexto vivido. Nesta ida e vinda do concreto para o abstrato, volta-se ao concreto problematizando-o.

O problema de comunicação é resolvido na troca de saberes, no dialogo e no empoderamento da comunidade para produzir a sua comunicação cotidiana. Tal método permite o empoderamento coletivo, tornando os sujeitos agentes de comunicação e não apenas receptores, onde a utilização das mídias alternativas, através de técnicas e processos específicos, funciona como meio de representatividade e formação da identidade social de grupos e indivíduos e o incentivo a geração de renda.

EXPERTISE

A Patuá compartilha da sua expertise no atendimento ao terceiro setor, para instrumentalizar grupos e pessoas a se tornarem agentes de mudança das suas próprias histórias.
Entendemos a comunicação solidária e uso de Mídias sociais como o conjunto de processos que promovem a formação de cidadãos participativos política e socialmente, que interagem na sociedade da informação, na condição de emissores e, não apenas, consumidores de mensagens, garantindo assim seu Direito à Comunicação. A proposta é aprender fazendo! Nosso trabalho visa despertar o comunicador dentro de cada cidadão e impulsionar sua capacidade emancipatória auxiliando nos processos de criação, divulgação e comercialização de seus produtos e serviços.

Receba novidades